terça-feira, 31 de agosto de 2010

Estagio Supervisionado III-à
Unidade I

A cidade educativa: seus lugares, seus ofícios, seus habitantes e sua cultura:
.
  A cultura envolve todos os fazeres, os saberes e viveres pelos quais as pessoas se constituem, suas cidades, a terra os lugares, a cultura diz respeito a maneira como as pessoas trabalham e certamente o que produzem.
A cidade educadora deve exercer e desenvolver esta função paralelamente às suas funções tradicionais (econômica, social, formação, promoção,) e o desenvolvimento de todos os seus habitantes. A compreensão da cidade como produção, fundada em racionalidade e contra-racionalidades leva-nos a uma perspectiva favorável a uma educação para a vida melhor.

Imagens: (des) construções - Proposta para um passeio etnográfico:

Busca enriquecer o discurso atual em arte/educação pela articulação
das questões de gênero, classe social e etnia que afetam as comunidades,
mas também uma análise crítica do sistema de produção e dos valores que nela refletimos

Orientações e ferramentas para levar nesse passeio:


Toda cidade forma, todas elas educam, pois todas são resultados de um
processo cultural, histórico e social. As pessoas não se juntam, organizam-se
num determinado lugar despretensiosamente, aqui pensamos a cidade enquanto uma confluência de práticas culturais, formando  essa grande paisagem,nos lugares que você julga que já conhece! Você pode pensar que “ver de novo” seja igual a “rever”. No entanto, rever não é ver a mesma coisa duas vezes, é lançar um novo olhar sobre uma mesmo coisa ou situação. O olhar que não se renova envelhece.
Disciplina: Ateliê- poéticas contemporâneas/Diálogos Intermidiáticos
Etapa II

Pólo São Simão

Vídeo Encantos Naturais
Link do Vídeo: 

Temas: NATUREZA

Um soneto à Natureza

Quero ver de novo o verde dessas matas
Ver essas águas abundantes, cristalinas, 
Poder banhar-me nesses rios e cascatas 
Saciar a minha sede nessas minas.


Quero banir essa cortina de fumaça
Que deprecia o azul do céu e do mar
Ver preservadas essas imensas geleiras
Garantindo a vida do urso polar.


Quero ver flores adornando esses canteiros 
Peixes, baleias e golfinhos resguardados 
A arara azul liberta do cativeiro.


Pena que o homem ainda não tenha consciência 
Do patrimônio que a ele foi confiado 
E não lute em prol da sobrevivência.


de Lourdes Neves Cúrcio
Barra Mansa - RJ 


Carta feita no Presencialà

Uruita 07/08/2010

Cara Colega...

Escrevo esta para contar-lhe, como vejo hoje j a minha cidade, ela é pequena, mais sinto-me honrada, de fazer parte dessa comunidade porque apesar de ser um distrito tem beneficiado muita gente, principalmente nos trabalho no Cultivo, como na melancia e como e também lavoura branca, na qual nos trás o sustento do nosso dia-a-dia, tem dois bons Colégios de onde também tem formado de La, mesma ótimos funcionários, nos quais, não podemos ter inveja, de outras escolas, há também varias Igrejas Evangélicas, e principalmente a Igreja Católica, temos na área da saúde um bom Posto de Saúde, com medicas e dentistas, excelentes, é um distrito pacato, e me sinto uma privilegiada de poder passar parte da historia dessa cidade, onde posso contar com a ajuda de meus colegas, e também lhes ajuda-lhes porque sentimos neste lugar uma só família.


Fotografia inspirada no autor Andy Warhol






Minha fotografia foi inspirada no artista Andy Warhol, onde retratava diversas pessoas com cores e detalhes diferentes, daquela pessoa que estava representada ali, esta fotografia foi modificada no Photoshop, imagem da serra de minha cidade.
Os primeiros trabalhos de Hockney fez uso soberba da revista de estilo de imagens populares em grande parte da arte Pop Art se baseia .respondendo com a profundidade artística para o mar,sol,sol ,céu os homens jovens, e de luxo que sua arte tomou uma inteira nova dimensão cada vez mais naturalista. Ele especializou-se em retratar a vida ensolarada da burguesia californiana.


A importância da Ferramenta Blog:

A ferramenta blog, com certeza é uma porta aberta de grandes informações nos levando a um resultado surpreendente. Esta nova forma de aprender e estar atualizado com o que há de melhor nos meios de comunicações.
Com o uso do Blog, podemos ter um sistema de interligações, cujo movimento permite inúmeras conexão, fazendo com que cada usuário da rede faça parte dessa conexão  com prioridade, ou tendo seu próprio endereço, onde possa colocar informações, e outras pessoas se apropriarão delas, para  interagir através da internet.