Estagio Supervisionado III-à
Unidade I
A cidade educativa: seus lugares, seus ofícios, seus habitantes e sua cultura:
.
A cultura envolve todos os fazeres, os saberes e viveres pelos quais as pessoas se constituem, suas cidades, a terra os lugares, a cultura diz respeito a maneira como as pessoas trabalham e certamente o que produzem.
A cidade educadora deve exercer e desenvolver esta função paralelamente às suas funções tradicionais (econômica, social, formação, promoção,) e o desenvolvimento de todos os seus habitantes. A compreensão da cidade como produção, fundada em racionalidade e contra-racionalidades leva-nos a uma perspectiva favorável a uma educação para a vida melhor.
Imagens: (des) construções - Proposta para um passeio etnográfico:
Busca enriquecer o discurso atual em arte/educação pela articulação
das questões de gênero, classe social e etnia que afetam as comunidades,
mas também uma análise crítica do sistema de produção e dos valores que nela refletimos
Orientações e ferramentas para levar nesse passeio:
Toda cidade forma, todas elas educam, pois todas são resultados de um
processo cultural, histórico e social. As pessoas não se juntam, organizam-se
num determinado lugar despretensiosamente, aqui pensamos a cidade enquanto uma confluência de práticas culturais, formando essa grande paisagem,nos lugares que você julga que já conhece! Você pode pensar que “ver de novo” seja igual a “rever”. No entanto, rever não é ver a mesma coisa duas vezes, é lançar um novo olhar sobre uma mesmo coisa ou situação. O olhar que não se renova envelhece.
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